Informações:

A Ç A Í

Açai    
AÇAÍ - Fruta: Vitaminas do Açaí:
O Açaizeiro, que dá frutos quase o ano inteiro, tem altura que pode chegar a 20 metros, no seu interior, o palmito, tem cor creme, de textura firme.
O Açaí além de ser um ótimo antiestressante, é um excelente estimulante sexual.
Seu nome tem origem brasileira (tupi) que significa "A fruta de chora".
O açaí é um pouco maior que a cereja, 90% da fruta é composta por sementes, por isso, a casca é a parte mais explorada da fruta.
O cultivo é feito com a própria espécie botânica nativa, conhecida como semeadura direta, que se adapta a temperaturas acima de 25º C, não suporta geadas.
O poder germinativo das sementes é de curta duração, por volta de 5 meses quando mantidas sob refrigeração e embaladas em sacos pretos.
O açaí, rico em ferro, fibras, carboidratos, lipídios e proteínas.
No Brasil, o estado do Pará é o maior produtor mundial da fruta, sendo responsável por mais de 85% da produção mundial, já no Rio de Janeiro sua produção é menor. São Paulo é um grande consumidor de Açaí.
O Açaí é cultivado na Amazônia, no Pará e no Amapá, regiões onde o clima é quente e úmido.
O açaí é uma fruta para tratamento de várias doenças, principalmente cansaço físico e stress.
Suas raízes têm o poder de atuar nas hemorragias e nas verminoses.
A principal doença que poderá atacar o Açaizeiro é a antracnose, mas somente nas regiões frias e úmidas, já em condições ideais não apresenta qualquer outro problema.
No Belém do Pará, as mães dão aos seus filhos pequenos sucos de açaí na mamadeira e seu consumo é três vezes maior que o do leite.
Indicado para diminuir o mau colesterol, curar anemias, problemas intestinais e é altamente energético.
Por suas altas concentrações de vitaminas e minerais, ferro, cálcio, potássio e fósforo, o Açaí é consumido por atletas que, com um copo de seu suco, recuperam rapidamente a energia, graças ao seu alto valor calórico.
A principal receita extraída do Açaí é o vinho, feito da polpa e da casca da fruta.
O Açaí está na lista das frutas exóticas do Brasil, atravessou as fronteiras da Amazônia e do Pará e hoje é encontrado em todo o país e em outras partes do mundo, por seu sabor incomparável e seus inúmeros benefícios à saúde.
  Veja seus benefícios