Informações:

CASTANHA DO PARÁ

Castanha do Pará    
CASTANHA - Fruta: Vitaminas da Castanha:

A castanha do pará é rica em selênio e contém vitamina "E" e um alto teor protéico e calórico.

A castanheira é encontrada em toda a Região Amazônica, a árvore chega medir até 50 metros de altura.
Os frutos são chamados de ouriços com 12 a 18 cm de diâmetro, podendo pesar até 1,5 kg. Redondos, lenhosa, muito dura, contendo de 11 a 22 amêndoas que são chamadas de castanhas.


A castanha é uma fruta indicada no tratamento para curar várias doenças.

A castanha-do-pará também é conhecida como castanha-do-brasil. Produzem um óleo comestível que é usado pelas indústrias farmaceuticas e cosméticas.

Entre seus benefícios podemos citar que fortalece o sistema imunológico, diminui a ação dos radicais livres e atua no equilíbrio da tireóide.

Esta semente oleaginosa tem características como boa concentração de gorduras poli-insaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável.

A castanha, rica em proteínas, gorduras, fósforo, é utilizada para os rins, fígado, pulmão, cura anemias e fortalece o cérebro.

Por conter grande quantidade de selênio (essencial para o organismo) esta semente oleoginosa traz vários benefícios, mas deve ser evitado, em grandes quantidades, por mulheres gravidas, pois segundo estudiosos podem fazer mal ao feto, até aborto. Uma castanha ao dia é o suficiente para absorver seus benefícios. Na gravidez evitar.
  Veja seus benefícios