Como fazer cogumelos      Como preparar cogumelos      Como fazer cogumelos      Como preparar cogumelos      Como fazer cogumelos
Frutas do Brasil    

PREPARANDO COGUMELOS:


Informações:
COMO PREPARAR COGUMELOS:
Existem mais de mil variedades de cogumelos comestíveis, dentre eles podemos citar:
SHIITAKE
As propriedades medicinais desta espécie são conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida", importante fator de longevidade, afrodisíaco.
Rico em proteínas, possuindo de 10 a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; vitaminas E, B, C e D, sais menerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Contém fibras dietéticas auxiliando na digestão, baixos níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por conter baixas calorias.
SHIMEJI
O Shimeji é um dos cogumelos comestíveis mais exóticos e de sabor forte. É uma boa fonte de vitamina B1 e muito apropriado para sopas, misturado no arroz e em massas.
Muito apreciado pelos orientais, esse cogumelo é produzido dentro de vidros esterelizados em autoclaves e cultivados dentro de câmaras frias e assépticas. Geralmente é vendido frescos e seu custo é bastante alto.
PORCINI ou Funghi seco italiano
De paladar incomparável, tamanho grande, os melhores são cultivados na região da Calábria e na Itália.
O quilo deste cogumelo no Brasil está em torno de R$ 600,00, (jan/2010) mas já está em estudo a produção através da inoculação dos esporos nas mudas tenras de pinheiros, porém os resultados serão obtidos em alguns anos.
COGUMELO DO SOL
Pode ser consumido por pessoas de qualquer idade, disponível em pedaços desidratados e em comprimidos. Os pedaços devem ser ingeridos através da infusão.
Encontrado nas regiões serranas da Mata Atlântica do sul do estado de São Paulo.
Estimula a defesa do organismo e contém propriedades medicinais.
Como preparar Cogumelos- São usados em uma infinidade de pratos: risotos; quiches; strudels; cremes; acompanhamento de carnes, frangos, recheios, etc. Também podem ser consumidos crus, fatiados, temperados com suco de limão e misturados em saladas.
Para preparar os cogumelos é importante salientar algumas dicas:
Os cogumelos frescos são mais saborosos que os em conserva.
Os cogumelos secos (funghi secchi) são encontrados em saquinhos. Antes de usá-los é necessário hidratá-los. Para isso coloque-os em uma jarra com água morna por 30 minutos, ou leve ao microondas por 3 minutos em uma xícara de água. Deixe-os na água até que não restem cogumelos duros. Escorra-os bem e utilize na preparação das receitas.
A água na qual os cogumelos foram hidratados pode ser aproveitada em risotos, sopas e molhos.
Para limpar os cogumelos rapidamente esfregue-os em um pano úmido. Não precisam ser escovados, se ainda houver sujeira remova com um pincel de cozinha.
Se desejar lavá-los, passe rapidamente em água corrente, escorra e seque com papel toalha. Jamais lave com detergente ou outro produto, pois o cogumelo absorve estes produtos.
Para cozinhá-los não descasque, não deixe de molho, não cozinhe demais.
Na preparaçao de risotos ou molhos, doure-os rapidamente, sem separação em uma frigideira na manteiga. Para saladas não é preciso cozinhar, apenas tempere-os com limão e sal.
Obs: Muitos dos cogumelos comestíveis pertencem ao grupo chamado Agáricos. Comercializado em grande escala, o Champignon (nome francês) é o mais consumido no mundo, onde champ significa campo. Os cogumelos agáricos crescem nos pastos, gramados e campos.
O "cogumelo-do-sol" tem esse nome, pois só se desenvolve sob o calor intenso do sol.
Você já viu como preparar cogumelos, agora vamos à uma receita simples e bem apetitosa:
Ingredientes:
200 gramas de shimeji ou shiitake;
100 ml de molho de soja (shoyo);
3 talos de cebolinha picada;
1/2 talo de alho poró.
50 gramas de azeitonas pretas picadas;
Modo de preparo:
Numa frigideira, derreta a manteiga, acrescente o shimeji ou shiitake.
Frite cerca de 3 minutos. Tempere com o molho de soja e as azeitonas picadas. Misture, ainda no fogo baixo.
Apague e fogo, junte a cebolinha picada e o alho poró.
Fazer cogumelos é uma arte que consiste nos segredos dos temperos usados.

Subir

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL  Clic Aqui