Como cultivar Carambolas      Cultivo da Carambola      Plantio da Carambola      Plantação de Carambolas   Cultivares
    


Informações:

CULTIVO DA CARAMBOLA
Veja abaixo algumas sugestões para o cultivo da carambola: Como cultivar carambola:
A caramboleira é de clima tropical, quente e úmido, não aguenta frio e nem geadas.
Necessita temperatura média anual de 25ºC e chuvas acima de 1.000 mm anuais (bem distribuídos), boa luminosidade (pelo menos 2.000 horas luz/ano) e umidade relativa do ar em torno de 80%.

A planta prefere solos areno-argilosos profundos, muito drenados, em terrenos planos e ligeiramente ondulados, com pH entre 6 e 6,5. Áreas com possibilidades de encharcamento devem ser evitadas.
A propagação é feita por sementes, por alporquia ou por enxerto. Quando realizada com sementes, estas devem ser de origem de frutos isentos de doenças e pragas, de plantas precoces, produtivas, sadias e vigorosas.
Fazer a semeadura em canteiro de barro e esterco curtido, então as sementes são lançadas em sulcos paralelos com espaçamento de 10 cm.
Uma das opções é usar sacos de polietileno, com as dimensões 18 cm x 30 cm preenchidos com uma mistura 1:2:1 (barro:esterco:areia lavada) adicionando-se 2,5 kg de superfosfato simples e 1 kg de cloreto de potássio por m3 de mistura.
Põe-se de 3 a 5 sementes por saco, de 1 ou 2 cm de profundidade.

Assim que as mudas alcançarem 5 cm de altura, deixa-se a mais vigorosa, eliminado as mais fracas.
Depois de 7 a 11 meses, a muda estará com 25 cm de altura, momento certo para o plantio definitivo.

Trinta dias antes do plantio devem ser abertas as covas com as dimensões mínimas de 40 x 40 x 40 cm, com espaçamento entre 4 x 4 m a 6 x 6 m.
Para a planta obter bom desenvolvimento, realizar a adubação de plantio. Quando na abertura da cova, por, no fundo, 300 gramas de calcário dolomítico e 20 litros de esterco de curral bem curtido cobrindo com terra.

Antes de plantar, misturar 300 g de superfosfato simples e 100 g de cloreto de potássio à terra retirada e lançar um pouco na cova.
A análise do solo deve ser feita, verificando-se as carências de nutrientes e a necessidade de adubação.
Deve ser repetida a cada 3 ou 4 anos, para garantir a "saúde" da planta.

A época indicada para proceder o plantio é no início da estação das chuvas e nas horas frescas do dia. Plantando com cuidado e após, irrigar a cova com aproximadamente 15 litros de água.
Ocorrendo falta de chuvas irrigar a cova semanalmente, com 20 litros de água por 4 a 6 semanas.
Realizar a capina, evitando concorrência de ervas daninhas. Podar o excesso de ramos de dentro da copa, e ao longo da vida da planta extrair os ramos secos e doentes.

As plantas originadas de sementes iniciam frutificação a partir do 3º ano e as enxertadas a partir do 2º ano.
Somente após o 4º ou 5º ano, a frutificação entra em escala comercial, em contrapartida permanece por 20 anos. Uma caramboleira produz anualmente de 1.000 a 2.000 frutos.