Como cultivar Melancia      Cultivo da Melancia      Plantio da Melancia      Plantação de Melancias   Cultivares
    


Informações:

CULTIVO DA MELANCIA
Veja abaixo algumas sugestões para o cultivo da melancia: Como cultivar melancia:
A melancieira prefere solos sílico-argilosos, profundos e ricos em matéria orgânica.
Evitar os solos argilosos por serem muitos compactos, principalmente nas épocas de seca.
Não gosta do clima frio, produz melhor no calor e com bastante luz.

A temperatura média ideal é 20ºC. É importante a adubação orgânica para o bom desenvolvimento da cultura da melancia
Será necessário 400 g de torta de esterco de curral bem curtido, 400 g de superfosfato e 40 g de cloreto de potássio para cada cova.
O adubo deve ser colocado ao longo dos sulcos, antes da semeadura.

Agosto e setembro são os meses aconselhados para o plantio, o ideal é observar a temperatura da região, pois a semente não germina em temperatura inferior a 18ºC.
Não plantar nas estações chuvosas, porque o excesso de água resulta em muitas moléstias para a planta.

Da semente ao fruto, o ciclo da melancia dura quatro meses.
O solo deve ser preparado com cerca de 2 meses de antecedência, e o método é uma aração (apenas superficial) e gradeação realizados com espaços de 40 a 45 dias, período de descanso para a terra.

Deixar alguns torrões de terra para dar sustentação à planta. Em área de boa topografia, fazer sulcos em duas direções, formando um xadrez, já em terrenos acidentados é fazê-los em apenas uma direção, evitando-se, assim, a erosão.
As covas devem ter no máximo 3 cm de profundidade, com espaço mínimo entre uma e outra de 2 x 2 metros para as variedades japonesas, e de 2 x 2,5 ou 2,5 x 3 metros para as variedades americanas.
Após lançar as sementes, cubrir com terra e cerca de 30 dias depois do plantio, realizar o desbaste, onde as mudas mais fracas são retiradas, ficando somente as vigorosas.

O desbaste deve ser realizado também com os frutos, para uma boa colheita, ficando somente aqueles mais desenvolvidos (dois por rama).
As ramas da melancia crescem arrastando-se pelo solo e procuram os torrões de terra para fixarem-se, é comum ficarem enroscadas umas nas outras.

O produtor deve observar e ajudar a planta a se esparramar de maneira uniforme, desembaraçando, sem feri-la.
Colhê-la por ponto certo, é um dos segredos da melancia, se isso não ocorrer, os frutos perdem a qualidade.
A observação deve ser uma das qualidades do produtor, é preciso estar atento ao ciclo da fruta.
Quando as flores abrirem, elas indicam que aprox. 40 a 45 dias os frutos estarão no ponto para serem colhidos. Mas há outros meios que identificam os frutos maduros: a)Ao bater com dedos no fruto e este emitir um som oco, está maduro (som metálico, ainda está verde); b)O fruto fica pálido e a casca está mais resistente a pressões; c)A gavinha próxima ao pendúnculo fica seca; d)A parte da casca que fica em contato com o solo, que antes era branca, fica amarelada.

Colher os frutos maduros nas primeiras horas do dia, cortando o pendúnculo com uma faca afiada, à cerca de 5 cm da fruta para evitar a penetração de fungos que apodrecem a melancia durante a armazenagem.
Devem ser armazenadas deitadas, nunca em pé, e como não são colocadas em caixas, todo o cuidado é necessário ao transportá-las. No caminhão, a carreceria deve ficar forrada com 10 cm de capim seco, e as bordas protegidas.

Também entre uma camada e outra, é recomendado proteger os frutos com palha ou saco de estopa.
Não se aproveita os frutos rachados ou cortados durante o transporte.