Como cultivar Abacates      Cultivo do Abacate      Plantio do Abacate      Plantação de Abacate   Cultivares
    


Informações:

CULTIVO DO ABACATE
Veja abaixo algumas sugestões para o cultivo do abacate: Como cultivar abacate:
Em solos leves, profundos, bem drenados, ligeiramente ácidos, o abacateiro se desenvolve melhor. Cada variedade requer um tipo específico de clima. A temperatura média ideal varia em torno de 20ºC. A mínima não deve ser inferior a 6ºC.
Pode ser propagado por sementes ou enxerto, sendo, por enxertia, o procedimento mais sugerido, pois apresenta uniformidade das plantas quanto à variedade e precocidade de produção.
Preparar o solo com uma aração profunda seguida de gradagem. A distância sugerida para abertura das covas é de 10 x 10 m, variando conforme a espécie. As covas deverão ser abertas nas dimensões de 60 x 60 x 40 cm, e 30 dias antes do plantio devem receber a adubação orgânica: esterco bem curtido (30 litros), cloreto de potássio (100/200g) e superfosfato (0,5/1 Kg).
Planta-se em épocas de chuvas, deixando o colo da planta cerca de 5 cm acima do nível do solo. Interplantar variedades de espécies que floresçam no mesmo período, para aumentar a fecundação.
É necessário fazer uma espécie de bacia ao seu redor, após o plantio, com terra retirada na abertura da cova, para segurar água e por sobre essa bacia uma cobertura morta: palha de arroz ou capim seco, para atenuar a evaporação da água.
O Abacateiro não necessita muitos tratos culturais: as principais técnicas são adubos e tratamentos fitossanitários. Fazer a calagem e a adubação de acordo com a análise do solo, repetida a cada 4 anos.
Após 2 ou 3 anos do plantio, ocorrem as primeiras colheitas, e cada árvore adulta, em pomares bem cuidados, produzem de 200 a 800 frutos. No Brasil, devido a grande variedade de cultivares, a época de colher os frutos ocorre durante todo o ano.
Para colheita, utiliza-se escadas e tesouras, ou ainda os apanhadores de sacos que são varas de bambu com cerca de 4 m de comprimento, com uma sacola de lona presa na extremidade por um aro de ferro com cerca de 25 cm de diâmetro, e no extremo oposto à vara, uma lâmina de metal cortante de 5 cm.
O apanhador coloca na sacola o fruto e, com um puxão corta o pendúnculo. Deve ser cortado com o máximo de comprimento e cuidado para que não ocorra batidas ou rachaduras que venham diminuir sua durabilidade.