Como cultivar Figos      Cultivo do Figo      Plantio do Figo      Plantação de Figos   Cultivares
    


Informações:

CULTIVO DO FIGO
Veja abaixo algumas sugestões para o cultivo do figo: Como cultivar figo:
Planta de clima subtropical e folhas caducas, a figueira desenvolve-se tanto em regiões subtropicais quentes ou em climas temperados.
Não é sugerido a cultura do figo em regiões sujeitas às geadas.
Adapta-se a todo tipo de solo, preferindo os ricos em matéria orgânica, profundos e permeáveis.
Sua multiplicação se dá por estaquia. Frutifica de acordo com a poda ou no ano todo.

As covas devem ser abertas em terrenos preparados, com uma ou duas arações profundas seguidas de uma ou duas gradagens, devem ter as dimensões 60 x 60 x 60 cm.
Na formação do pomar, corrigir o solo, se necessário, após feita a análise do solo, para determinar as necessidades nutricionais.

Antes de 40 dias, fazer a adubação inicial de plantio para um bom desenvolvimento da planta
Por em cada cova os seguintes adubos: a)20 litros de esterco de curral curtido ou 5 litros de esterco de galinha; b)1 kg de calcário dolomítico; c)200 a 300 g de P2O5; d)20 a 30 g de Bórax.

Quando a técnica de plantio for mudas enraizadas em sacos plásticos, a plantação pode ser realizada o ano todo, de preferência na estação chuvosa.
O espaçamento pode alterar de acordo com a fertilidade do solo, topografia e finalidade da cultura, mas o sugerido é 3 x 2 metros.
A planta deve ser formada com apenas um tronco.

Quando o tronco atingir a altura de 40 a 60 cm, retirar a gema terminal do broto único. Como resultado, ela brotará intensamente, então, escolhe-se dois ou três brotos para formar uma copa bem aberta, excluindo os outros brotos periodicamente.
A poda de frutificação ocorre anualmente, em junho e julho, deixando os ramos do ano anterior, com 5 a 10 cm.
Figos podem ser colhidos o ano inteiro, pricipalmente nos meses de outubro a maio.
A época de colheita vai depender de quando foi feito a poda. Os figos machucam-se facilmente, por isso a colheita deve ser realizada com muita cautela.

Dependendo do destino, sejam de pomares caseiros ou comerciais, os frutos devem ser colhidos em diferentes estágios de maturação: figos verdes se destinam basicamente à confecção de doces em compotas, os inchados são usados para a produção do figo-rami, espécie de conserva de figo, os maduros são para consumo ao natural.
A pessoa deve usar luvas para colher os frutos, porque o figo solta um líquido muito irritante para a pele.