Como cultivar Melão      Cultivo do Melão      Plantio do Melão      Plantação de Melão   Cultivares
    


Informações:

CULTIVO DO MELÃO
Veja abaixo algumas sugestões para o cultivo do melão: Como cultivar melão:
O meloeiro exige clima quente, requer solo leve, bem drenado, solto, de textura média e arejado.
Tolerando terras levemente ácidas, o solo de cultivo do melão, deve ficar com pH em torno de 6,4 a 7,2.

O meloeiro é sensível a ventos frios e não suporta geadas. Sugere-se o plantio no período de agosto a fevereiro, em regiões de temperatura média anual entre 18º e 35ºC. O melão requer boa irrigação, na fase de germinação principalmente, a água deve ser mais frequente no período de desenvolvimento das ramas, florescimento e frutificação, sendo menos intensa no surgimento dos frutos.
O plantio requer 1 Kg a 1,5 Kg/ha de sementes, dispostas de 4 a 5 sementes por cova (no mínimo, 30 cm de diâmetro x 25 cm de profundidade), cujo espaçamento varia de 2 x 1 m (duas ramificações) e 2 x 1,5 m (três ramificações).
Se preferir adubação orgânica, deve-se aplicar 20 a 40 t/ha de esterco de curral curtido ou 5 a 10 t/ha de esterco de galinha, cerca de 30 dias antes da semeadura.
O primeiro desbaste ocorre na fase de uma a duas folhas verdadeiras, deixando-se três plantas por cova, o segundo faz-se no estágio de quatro folhas deixando-se uma planta por cova.
Excluindo-se o ponteiro na fase de 4 a 5 folhas verdadeiras, irão crescer duas a três ramas vigorosas, de onde surgirão brotações e, logo após, os frutos.
Eliminar os frutos até o 4º ou 5º nó, favorecendo a frutificação do quinto ao sétimo nó. Então, escolhe-se um fruto perfeito por rama e excluindo-se os demais.