Frutas oleaginosas      Frutas oleaginosas      Frutas oleaginosas      Frutas oleaginosas      Frutas oleaginosas
Frutas do Brasil

FRUTAS OLEAGINOSAS:





Veja também:



Informações:
FRUTAS OLEAGINOSAS
Frutas Oleaginosas

FRUTAS OLEAGINOSAS

Frutas oleaginosas são as sementes comestíveis de todas as plantas, como noz-pecan, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará, macadâmia, nozes, amendoim, entre outras. Além dessas frutas conterem muitas calorias, elas também são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturada e poliinsaturada, vitaminas e minerais. Em sua maioria as oleaginosas servem como petiscos.
Castanha Portuguesa
Castanha europeia e castanha espanhola são outros nomes pelos quais é conhecida.
Algumas dessas árvores chegam a atingir mil anos e em média vinte metros de altura. A semente, de sabor adocicado, já era apreciado pelos soldados romanos, que a transformavam em farinha e com ela faziam um tipo de polenta. Foi um dos alimentos básicos dos portugueses até o século 17.
É uma planta de clima temperado e por isso produz melhor em regiões onde haja período sem chuvas e com temperaturas amenas. Na época da maturação, temperaturas entre 25 e 30 graus são favoráveis.
Pistácia
Também chamada de pistácio. Pesquisas arqueológicas indicam que essa oleaginosa era usada como alimento na Turquia em 7000 A.C.
Pistache é a semente da pistácia. Tem sabor levemente salgado.
A pistácia prefere clima frio com solos leves, profundos e adubados.
Se multiplica por sementes, exertia e mergulhia. Das sementes que possuem dois sulcos na direção do ápice nascem fruteiras masculinas, que devem ser espalhadas ao redor de árvores femininas, onde então, nascerão pistácias femininas.
As sementes são plantadas com a ponta para baixo.

Amêndoa
A amendoeira prefere clima sub-tropical, árido, seco e quente. Crescem em todos os tipos de solo, incluindo solos com calcário e rasos.
Os gregos antigos já utilizavam o óleo de amêndoa para combater o ressecamento da pele causado pelo Sol.
O enxerto de mudas em viveiros é muito utilizado, e o plantio ocorre ao final do período de dormência, antes da florada.
As mudas devem ser plantadas com as raízes expostas.
Não requerem irrigação, pois não gostam de excesso de umidade. O ideal é fazer a irrigação somente no começo da primavera.
Os brotos se abrem ao final do inverno e a colheita faz-se após o fruto ter aberto por completo.

Castanha-do-pará
Também chamada de Castanha-do-brasil é fruto da castanheira e seu óleo é extraido e usado na composição de cosméticos.
A floração ocorre geralmente entre os meses de agosto e outubro e a colheita de janeiro a março, quando seu fruto aparece em forma de "um ouriço", duro, com até 15 cm de diâmetro e de 500 a 1000 gramas, contendo em seu interior aproximadamente 12 a 20 castanhas.
O Semeio pode ser feito um substrato de areia e serragem na proporção de 1/1 em uma sementeira elevada.
As mudas deverão ser plantadas com pelo menos 40cm de altura e com quinze folhas permanentes, no 1º trimestre de cada ano.
Prefere clima quente e úmido e floresce na passagem da estação seca para a chuvosa.

Noz-pecã
O alimento é fruto da nogueira-pecã, e as mudas são plantadas entre julho e agosto e a colheita é feita entre março e abril.
Prefere clima temperado, devem ser evitados os solos rasos, excessivamente secos e os sujeitos a longos períodos de encharcamento.
A propagação da nogueira pecã pode ser realizada por enxertia de borbulhia, no verão, ou de garfagem, no inverno, sobre porta enxertos oriundos de sementes.
Algumas variedades de pecaneiras são autopolinizadas, porém outras necessitam de uma segunda variedade polinizadora.
Muita úmidade poderá gerar fungos nas plantas e consequentemente não produzir frutos.
Utiliza-se mudas enxertadas com 1,5m que começarão à produzir em torno de 3 anos em condições ideais.

Avelã
É o fruto da aveleira. Essa planta cresce em altitudes de até mil metros. É uma árvore típica de climas temperados.
O nome da espécie é uma homenagem à cidade italiana de Avellino.
Para o plantio da semente, deve-se abrir a fruta quando esta estiver madura e deixa-lá em inoculante por 24 horas, após secar naturalmente pelo mesmo período, planta-lá em saquinho preto até a germinação. Após plantio definitivo a planta começará a produzir em cerca de quatro anos.
A aveleira atinge de 2 a 5 metros de altura, e prefere regiões montanhosas.

Castanha de Caju
A castanha é o nome da semente do cajueiro, cultivado em regiões de clima quente e úmido. Essa oleaginosa é consumida em quase todo o mundo e em diversos modos, tais como: natural e torrada, na medicina natural, na culinária, inclusive seu óleo é muito usado em cosméticos.
Veja matéria completa desta excelente oleaginosa na página Como plantar caju

Essas frutas oleaginosas cruzaram o mundo em viagens por mar, terra e ar e hoje são cultivadas em regiões bem distantes de suas origens, por conterem inúmeras propriedades e benefícios.

Subir

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL  Clic Aqui